Carregando

O Esporte

Fossa Olímpica


Minha modalidade é a Fossa Olímpica, conhecida na Europa também por TRAP, Armadilha. Sua característica é baseada em reflexo e muito treino. O objetivo é disparar sobre pequenos pratos de 11 cm de diâmetro que são lançados ao ar por máquinas próprias para esta finalidade.

Em cada prova são lançados 125 pratos em séries de 25 unidades. A duração da prova pode durar entre dois e três dias. No final da fase classificatória, os seis atiradores com a maior soma de pratos quebrados disputam uma série de 15 pratos, podendo nessa fase disparar somente um tiro. Nessa primeira fase define os classificados para disputa de 3º e 4º lugar e 1º e 2º lugar. Na ordem, disputam Bronze e 4º lugar e depois as medalhas de Ouro e Prata. Mais uma vez, ambas disputas são definidas em series de 15 pratos. O prato é classificado como "bom" quando se quebra um pedaço visível para o juiz, caso o prato não se quebre é considerado prato perdido ou "zero".

A pedana de fossa olímpica se divide em 5 posições, para cada posição existe 3 máquinas lançadoras de pratos a 15 metros de distância do atleta, enterradas em uma fossa. As máquinas lançam os pratos variando em ângulo, de 45° para esquerda até 45° para direita, e em altura variáveis entre 1,50m a 3.00 m. O prato possui uma velocidade inicial de cerca de 130 km/h, e é lançado imediatamente após um comando de voz do atleta, quando este está preparado com a arma empunhada no ombro. O atleta, ocupando um dos 5 postos, não possui conhecimento de qual máquina irá lançar o prato.

O atleta pode dar dois disparos por prato (com exceção da fase final, em que só é permitido um), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo. O atleta tem o tempo que necessitar para disparar o tiro após o lançamento do prato, contudo o alvo se afasta cada vez mais dificultando o acerto. Geralmente o primeiro disparo se dá em 6 décimos de segundo e o segundo entre 7 à 9 décimos, necessitando de um alto nível de reflexo dos praticantes.